Entre 12 e 16 de novembro, ocorreu o 46º Campeonato Nacional das Profissões “SkillsPortugal Norte 2024” (Worldskills Portugal), em Santa Maria da Feira, sob o tema: “Onde há competência, há um Norte”.
Depois ultrapassar com distinção as etapas preliminares de pré-seleção e competição regional, a nossa colaboradora Mafalda Lopes acabou por conquistar a medalha de bronze na categoria de Desenvolvimento de Aplicações Informáticas Empresariais, de entre 11 participantes a concurso, oriundos de várias regiões de norte a sul do nosso país.
A Mafalda completou a sua formação profissional como Técnica Especialista em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (CET), no Serviço de Formação Profissional do Seixal (IEFP, I.P.) em 2023. Realizou entretanto o seu estágio final (Formação Profissional em Contexto de Trabalho) na Qloudyx onde, depois de uma avaliação de desempenho superlativa, integra desde então o nosso quadro de profissionais.
O que é a WORLDSKILLS PORTUGAL?
A estrutura da Worldskills Portugal encontra-se integrada no Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), representando Portugal, por esta via, na WorldSkills Europe e na WorldSkills International. É ainda ao IEFP, I.P. que compete organizar e realizar o Campeonato das Profissões a nível nacional e assumir a representação portuguesa nos campeonatos internacionais.
Estas competições são dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).
Com estes Campeonatos, que se pretendem amplamente participados, visa-se aferir a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem.
Os Campeonatos têm lugar de 2 em 2 anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações na fase de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão.